terça-feira, 1 de abril de 2008

Budismo - conclusão


As Quatro Nobres Verdades são o fundamento do budismo e entender o seu significado é essencial para o autodesenvolvimento e o alcance das Seis Perfeições, que nos farão atravessar o mar da imortalidade até o Nirvana.

As Seis Perfeições do budismo são: #1: Caridade; - #2: Moralidade; - #3: Paciência; - #4: Perseverança; - #5: Meditação; - #6: Sabedoria.

A prática dessas virtudes ajuda a eliminar ganância, raiva, imoralidades, confusão mental, estupidez e visões incorretas. As Seis Perfeições e o Nobre Caminho Óctuplo nos ensinam a alcançar o estado no qual todas as ilusões são destruídas, para que a Paz e a Felicidade possam ser definitivamente conquistadas.


Para ser budista

Quem deseja tornar-se budista, deve receber o refúgio na chamada Jóia Tríplice, como um comprometimento com a prática dos ensinamentos de Buda. A Jóia Tríplice consiste em: Buda, Dharma e Sangha.

Budistas laicos podem apenas fazer o voto de praticar cinco preceitos em suas vidas diárias, que são: #1: Não matar; - #2: Não roubar; - #3: Não ter conduta sexual inadequada; - #4: Não mentir; - #5: Não se intoxicar (não usar drogas nem comer alimentos inadequados).

O preceito de não matar e aplica principalmente a seres humanos, mas deve ser estendido a todos os seres sencientes. É por isso que a Sangha e muitos budistas devotos são vegetarianos.

Muitos budistas montam um altar em algum canto tranquilo de suas casas para a recitação de mantras e a meditação diária. O uso de imagens budistas em locais de culto deve ser visto como simbologia. - Os mestres enfatizam o fato de que essas imagens em templos ou altares domésticos servem apenas para nos lembrar a todo momento das respectivas qualidades daquele que representam. Fazer oferendas e reverências são manifestações de respeito e veneração aos Budas e Bodhisattvas.

“A vida humana é preciosa, e, no entanto, nós a conseguimos. O Dharma é precioso, e, no entanto, nós o ouvimos. Se não nos cultivarmos nesta vida, teremos essa chance novamente?” – Venerável Mestre Hsing Yün (Templo Zu Lai)


Alguns termos típicos do budismo:

Boddhisattva – Um ser iluminado que fez o voto de servir generosamente a todos os seres vivos com bondade amorosa e compaixão para aliviar sua dor e sofrimentoe levá-los ao caminho da iluminação. Os Boddhisattvas mais populares no budismo chinês são Avalokitesvara, Ksitigarbha Samantabhadra e Manjusri.

Buda Amithaba – Buda da Luz e Vida Infinitas – É associado com a Terra Pura do Ocidente, onde recebe seres cultivados que chamam por seu nome.

Buda Maitreya – O "Buda Feliz" e o "Buda do Futuro" – Depois da iluminação de Sakiamuni, acredita-se que o próximo Buda a visitar o nosso planeta seria este. Trata-se daquele gordinho sorridente, sempre sentado e que nós vemos representado sob a forma de estatuetas, chaveiros, etc.

Mudra – São os gestos das mãos que geralmente se vê nas representações dos Budas, e significam um tipo de comunicação não-verbal. Cada mudra (lê-se 'mudrá') tem um significado específico. Por exemplo, as imagens de Amithaba o apresentam com a mão direita erguida com o dedo indicador tocando o polegar e os outros três dedos estendidos para cima = simboliza a busca pela iluminação. A mão esquerda, mostra um gesto similar, mas apontando para o chão, simbolizando a liberação de todos os seres sencientes.

O símbolo da suástica (swastika) foi auspicioso na Índia, Pérsia e Grécia, simbolizando o sol, o relâmpago, o fogo e o fluxo da água. Foi usado pelos budistas por mais de dois mil anos para representar a virtude, a bondade e a pureza do insight de Buda na hora da Iluminação. Isso muito antes de Hitler tê-lo escolhido para simbolizar o terceiro reich e a superioridade da raça ariana.


Características singulares do budismo

O Karma

O karma é um ensinamento budista fundamental. E é um dos mais complexos e freqüentemente mal compreendidos. "Karma" é um termo do sânscrito que significa ação ou ato. Qualquer ação física, verbal ou mental pode ser chamada de karma. Karma significa, portanto, uma resposta automática a quaisquer de nossos atos. O budismo vale-se de uma simbologia muito própria para explicar a ação do karma no mundo. Diz que as sementes de karma positivo e negativo encontram-se armazenadas no “alaya-vijnana”, o “armazém da consciência”. Tais sementes manifestam-se quando surgem as condições apropriadas. As manifestações dessas sementes são os frutos do karma. Aqueles que alcançam o Samadhi (Liberação do mundo dos fenômenos através da meditação) podem libertar-se da ação do karma. - O karma desses seres denomina-se “karma imóvel”. Os frutos do karma podem amadurecer em momentos diferentes na vida de uma pessoa, por duas razões: a primeira é a força da causa, que determina quando o efeito surgirá. A segunda razão está no fato de que as condições necessárias podem demorar mais ou menos a se manifestar. Diz um ditado budista que “Todos os atos, bons ou maus, geram conseqüências. É só uma questão de tempo até se manifestarem".

Karma significa a Lei de causa e efeito, que é inexorável. Uma determinada causa tem que resultar, inevitavelmente, em um determinado efeito: não há fuga nem exceção. Aqui está uma diferença primordial entre cristianismo e budismo. - A inexorável Lei do Karma budista exclui a possibilidade do Perdão Incondicional, que é a base da doutrina cristã. Por isso alguns monges beneditinos e franciscanos têm o seu próprio ditado: “O doutrina do Buda é o mais perto possível que o homem consegue chegar de Deus. Mas a doutrina do Cristo é a dádiva divina que permite ao homem se tornar uno com Deus, agora, independente dos méritos”. - Isto é: errar é humano e não há quem não erre. Mas o perdão é divino, e se não fosse por ele, nós nunca, jamais conseguiríamos escapar da lei de causa e efeito, porque a cada nova vida cometeríamos mais e mais erros, inevitavelmente, acumulando mais e mais karma negativo. Seria simplesmente impossível nos libertarmos deste círculo vicioso sem fim. A única solução é o perdão, puro e simples, que pressupõe o Amor maior que a Justiça, independente dos nossos erros.

Não há como negar, porém, que a Lei de Causa e Efeito é algo real, e que aquilo que os budistas chamam de karma tem fundamentos bem sólidos. As diferenças estão na crença de que ela não possa ser quebrada ou revertida, sob nenhuma hipótese. No budismo, existem diferentes categorias em que se classifica o karma: individual ou coletivo, por exemplo – O karma acumulado por uma única pessoa (individual) resulta em determinada força; o karma acumulado por centenas ou milhares de pessoas (coletivo) resulta numa força maior, enquanto o karma de toda uma nação, de milhões ou bilhões de pessoas, resulta em conseqüências catastróficas. O que acontece com tantos países e o estágio que atravessa atualmente o nosso planeta, devido a nossa estupidez, seria um ótimo exemplo de karma negativo...


A Gênese Condicionada

Outra característica singular do budismo, A Gênese Condicionada, se fundamenta em três princípios básicos:

O primeiro diz que “Todos os Efeitos Surgem de Causas”. - É o "Hetupratyaya" ('Causa e Condição'), que está profundamente relacionado com a noção do karma, e que trata das causas e condições que regem a Vida e a existência.

O segundo princípio da Gênese Condicionada reside no fato de que "Todos os Fenômenos Existem em Consonância com a Verdade”. A Verdade “é” desde sempre: “A Verdade era originalmente, é inevitavelmente e é universalmente”. Isto quer dizer que a Verdade é, independente do que pensamos, do que escolhemos ou daquilo em que preferimos acreditar. Ela simplesmente é. Não pode ser modificada por discussões e não precisa ser descrita em palavras. Nunca surgirá um fenômeno que não esteja de acordo com a Verdade.

O terceiro princípio diz que “o Surgimento da Existência Depende de Sunyata”, que é outra característica singular do budismo.


Sunyata

Sunyata é um conceito muito difícil de ser compreendido pelas mentes ocidentais. “Sunyata” quer dizer “Vazio”. Mas não significa o nada absoluto. Quer dizer que os princípios do Dharma não têm uma natureza específica, e, portanto, são descritos como vazios. Além disso, na visão budista, os elementos físicos são fundamentalmente vazios. A natureza de todos os eventos e fenômenos deste mundo e deste Universo foram descritos pelos Budas como vazios, sem existência verdadeira. Sunyata pode ser percebido através da existência ilusória da continuidade, da natureza ilusória dos ciclos, da natureza ilusória das combinações, da natureza ilusória da relatividade, da natureza ilusória das aparências, da natureza ilusória dos termos (nomes) e da natureza ilusória dos diferentes pontos de vista. Como se percebe, é um conceito profundíssimo, que exige muito estudo e meditação.


Os três Selos do Dharma

#1: Todas as coisas condicionadas são impermanentes;

#2: Nenhum Dharma tem individualidade substancial;

#3: O Nirvana é a paz perfeita.


Fonte e referência
"What is Buddhism?" - Fo Guang Shan Brasil - IBPS Brasil - International Buddhist Association of Queensland - Chung Tian Temple


( comentários

Budismo


O budismo é uma filosofia de vida que procura se basear integralmente nos ensinamentos do Buda para todos os seres, que, segundo a fé budista, revela a verdadeira face da Vida e do Universo. Quando pregava, o Buda não pretendia convencer as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam; uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a levá-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. Também é chamado de “budismo humanista”.

Logo após a morte de Sakiamuni, foi realizado o primeiro concílio budista (em Rajagrha (hoje Rajgir, no estado do Bihar, na Índia), que reuniu 500 membros, a fim de coletar e organizar os ensinamentos do Buda, o Dharma. Este se tornou o único guia e a fonte de inspiração da Sangha (comunidade budista). Seus discursos são chamados de Sutras. Mas foi no Segundo Concílio Budista (de Vaisali), realizado algumas centenas de anos após a morte do Buda, que as duas grandes tradições, hoje conhecidas com "Theravada" e "Mahayana", começaram a se formar. Os theravadins resolveram seguir o cânone páli, enquanto os mahayanistas escolheram os sutras que foram escritos em sânscrito como base dos seus estudos.

As duas principais tradições, apesar de compartilharem certos princípios essenciais, possuem métodos diferentes de buscar a iluminação. A linha “Theravada”, ou “Pequeno Veículo”, enfatiza o alcance da iluminação através do próprio esforço. É comum no Sri Lanka, Tailândia, Burma, Laos, Camboja e Malásia. Nesta tradição o nível de iluminação é a condição de "Arahat" - um ser em cuja a mente não surgem fatores insalubres, que segue um caminho de auto poder, não aceitando e tentando esmagar sua Natureza.

A linha “Mahayana”, ou “Grande Veículo”, busca não só a auto-iluminação, mas também enfatiza o servir a todos os seres sescientes. Os "bodhisattvas" (seres iluminados da tradição Mahayana) levam adiante, incansavelmente, a missão de salvar o Universo. Seus atributos principais são o amor, compaixão, generosidade, sabedoria e uma ilimitada capacidade de servir aos outros. Mahayana é comum na China, Mongólia, Coréia, Tibete e Japão. Dentro dessa tradição há muitas escolas, incluindo o budismo C’han (China), Zen (Japão) e Tântrico (Tibete).

Os ensinamentos do Buda foram transmitidos pela primeira vez, fora da Índia, no Sri Lanka, durante o reinado do rei Asoka (272-232 aC). Na China, a História registra que dois missionários budistas da Índia chegaram na corte do imperador Ming no ano 68 dC e lá permaneceram para traduzir textos budistas. Durante a dinastia Tang (602-664 dC) um monge chinês, Hsuan Tsang, cruzou o deserto Ghobi até a Índia, onde reuniu e pesquisou sutras budistas. Ele retornou à China dezessete anos depois com grandes volumes de textos budistas e a partir de então passou muitos anos traduzindo-os para o chinês.

Finalmente, a fé budista se espalhou por toda a Ásia, enquanto, ironicamente, praticamente se extinguia na Índia até 1300 dC. Os chineses introduziram o budismo no Japão. A tolerância, o pacifismo e a equanimidade promovidos pelo budismo influenciaram significativamente a cultura asiática. Mais recentemente, muitos países ocidentais têm demonstrado considerável interesse pelas religiões orientais, e centenas de milhares de pessoas vêm adotando os princípios do budismo.


Karma

Uma pessoa é a combinação de matéria e mente. A mente é a combinação de sensação, percepção, idéia e consciência. O corpo físico – na verdade, toda a matéria na natureza – está sujeito ao ciclo de formação duração, deterioração e cessação. O Buda ensinou que a interpretação da vida através de nossos seis sensores (olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente) não é mais do que uma ilusão. Quando duas pessoas experimentam um mesmo acontecimento, a interpretação de uma pode levar à tristeza, enquanto a da outra pode levar à felicidade. É o apego às sensações, desenvolvidas nesses seis sentidos, que resulta em desejo e ligação passional, ou seja, apego.

Os budistas acreditam que as condições dos nascimentos das pessoas estão associados à consciência proveniente das memórias e do Karma herdados de vivências passadas. “Karma” é uma palavra que significa, no sânscrito, “ação”, “trabalho” ou “feito”. Qualquer ação física, verbal ou mental, realizada com intenção, pode ser chamada de karma. Assim, boas atitudes poderiam produzir karma positivo e más ações karma negativo.

Há seis tipos de existência: devas (deuses), asuras (semideuses), humanos, animais, pretas (espíritos famintos) e seres do Inferno. Sim, dentro da tradição budista, os deuses estão sujeitos às mesmas limitações humanas. Cada um desses seis reinos está sujeito às dores do nascimento, da doença, do envelhecimento e da morte. O renascimento em alguma dessas formas superiores ou inferiores é determinado pela qualidade dos atos do indivíduo, o karma.


Nirvana

Através da prática diligente, do proporcionar compaixão e bondade amorosa a todos os seres vivos, do condicionamento da mente para evitar apegos e eliminar karma negativo, os budistas acreditam que finalmente alcançarão a Iluminação. Quando isso ocorre, eles são capazes de ascender ao estado de Nirvana. O Nirvana não é um local físico, mas um estado de consciência suprema de perfeita felicidade e libertação.


Sofrimento

O Buda Sakyamuni ensinou que uma grande parcela do sofrimento em nossas vidas é auto-infligido, oriundo de nossos pensamentos e comportamento, os quais são influenciados pelas habilidades de nossos seis sentidos. Nossos desejos, - por dinheiro, poder, fama, bens materiais... – e nossas emoções – raiva, rancor, ciúme, inveja... – são fontes de sofrimento causado por apego e por essas sensações negativas. Nossa sociedade tem enfatizado consideravelmente a beleza física, a riqueza material e os status social, desde tempos imemoriais. Nossa obsessão com as aparências e com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito são também fontes de sofrimento.

Portanto, o sofrimento está primariamente associado com as ações da nossa mente. É a ignorância que nos faz tender à avidez, às vontades doentias e à ilusão. Como conseqüência, praticamos maus atos, causando diferentes combinações de sofrimento. O budismo nos faz vislumbrar maneiras efetivas e possíveis de eliminar todo o nosso sofrimento, e, mais importante, de alcançar a libertação do ego.


As Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo

As quatro nobres verdades foram compreendidas pelo Buda em sua Iluminação. Pra erradicar a ignorância, que é a fonte de todo o sofrimento, é necessário entender As Quatro Nobres Verdades, caminhar pelo Nobre Caminho Óctuplo e praticar as Seis Perfeições (Paramitas).


As Quatro Nobres Verdades são:

#1: A Verdade do Sofrimento

A vida é sofrimento. A vida está sujeita a todos os tipos de sofrimento, sendo os mais básicos o próprio nascimento (já chegamos nesse mundo com dor e medo), o envelhecimento, doença e morte. Ninguém, independente de quaisquer condições, está isento deles.

#2: A Verdade da Causa do Sofrimento

A ignorância leva ao desejo e à ganância, que, inevitavelmente, resultam em sofrimento. A ganância produz apego, uma das raízes do sofrimento.

#3: A Verdade da Cessação do Sofrimento

A cessação do sofrimento advém da eliminação total da ignorância e do desapego à ganância e aos desejos, alcançando um estado de suprema bem-aventurança ou Nirvana, onde todos os sofrimentos são extintos.

#4: A Verdade do Caminho que leva à Cessação do Sofrimento

O caminho que leva à cessação do sofrimento é o Nobre Caminho Óctuplo.


O Nobre Caminho Óctuplo

#1: Compreensão Correta

Conhecer as Quatro Nobre Verdades de maneira a entender as coisas como elas são.

#2: Pensamento Correto

Desenvolver as nobres qualidades da bondade amorosa e da aversão a prejudicar os outros.

#3: Palavra Correta

Abster-se de mentir, falar em vão, usar palavras ásperas ou caluniosas.

#4: Ação Correta

Abster-se de matar, roubar e ter conduta sexual indevida.

#5: Meio de Vida Correto

Evitar qualquer ocupação que prejudique os demais, tais como o tráfico de drogas ou matança de animais.

#6: Esforço Correto

Praticar autodisciplina para obter o controle da mente, de maneira a evitar estados de mente maléficos e desenvolver estados de mente sãos.

#7: Plena Atenção Correta

Desenvolver completa consciência de todas as ações do corpo, fala e mente para evitar atos insanos.

#8: Concentração Correta

Obter serenidade mental e sabedoria para compreender o significado integral das Quatro Nobres Verdades.


"Aqueles que aceitam este Nobre Caminho como um estilo de vida viverão em perfeita paz, livres de desejos egoístas, rancor e crueldade. Estarão plenos do espírito de abnegação e bondade amorosa" - Venerável Mestre Hsing Yün.


Fonte:

"What is Buddhism?" - Fo Guang Shan Brasil - IBPS Brasil - International Buddhist Association of Queensland - Chung Tian Temple


( comentários